Teoria das Relações Humanas - Elton Mayo
- Texto: Lia Mikollaiow
- 23 de set. de 2016
- 1 min de leitura

Lembra quando antigamente nas fábricas existia a ideia de “homem mecanizado”? Pois bem, é esse paradigma que a teoria das relações humanas vem quebrar. Surge então, a visão do trabalhador como um ser social e não apenas um gerador de economias. Com essa nova ideologia no mundo do empreendedorismo, Elton Mayo muda a mentalidade dos chefes de indústria, fazendo com que se passe a dar importância à opinião dos empregados.
Toda e qualquer mudança a ser feita no ambiente de trabalho sempre foi feita pelo gestor da empresa, porém com a aproximação de chefe-empregado, as decisões passaram a ser tomadas levando em consideração a necessidade dos trabalhadores. Dessa forma, melhorias poderiam ser realizadas de forma mais assertiva e o próprio funcionário teria um sentimento de maior pertencimento aquele local em que trabalha. Mayo era professor e assim, orientou seu aluno Hawthorne em sua experiência intitulada “Experiência de Hawthorne”, a qual tinha como finalidade analisar as condições do ambiente de trabalho e suas consequências, como os acidentes por exemplo.
A experiência foi o pontapé inicial para os administradores entenderem que a relação interpessoal, é a base para um desempenho eficaz nas indústrias, ou seja, o empregado necessita estar em contato com seus colegas, ter um break para conversar e trocar experiências. As relações humanas são geradas pelo contato entre as pessoas, possibilitando uma cooperação entre todos e como resultado uma maior eficiência.
Comments