top of page

A relação hierarquia, autoridade e responsabilidade


Segundo o dicionário, hierarquia é uma "classificação, de graduação crescente ou decrescente, segundo uma escala de valor, de grandeza ou de importância”, estando sempre associada a problemas ruins com ajudar na distinção social e funcional das pessoas, que podem gerar preconceitos e intrigas, pois desvalorizam as competências alheias. Porém, no âmbito organizacional, essa é de extrema importância, sendo até mesmo um dos principais fundamentos da organização.


Dentro do setor administrativo, a hierarquia ajuda a dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinando, contribuindo assim para a divisão da estrutura segundo a especialização de cada funcionário. Essa também é responsável por dividir a organização em camadas ou níveis de autoridade, aumentando o nível e o poder da autoridade a cada camada que se eleva, por isso empresas muito grande adotam esse complexo tipo de estrutura, pois facilitam o controle e a organização.


Consequentemente, surge a autoridade que provém da relação superior-subordinado e flui de cima para baixo, dando autoridade para que o chefe exija determinadas atitudes e tarefas das demais pessoas. Com isso, ela pode ser dividida por três características: a autoridade é imposta pela posição dentro da organização e não pelas pessoas, mesmo cargo e mesma autoridade; a autoridade que é aceita pelos subordinados, os subordinados aceitam sua condição por creem que o outro tem a característica que um superior precise e a autoridade que flui do topo até a base da organização, na qual as posições do topo têm mais autoridade do que as posições da base.


Juntamente a isso, entra a responsabilidade, pois ela é proporcional à autoridade assumida. Ela é uma obrigação que o superior exige do subordinado para que esse realize seus deveres.

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Procure por Tags
Nenhum tag.

© 2016 Administração - RP. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
bottom of page