"Imagem das Organizações" de Goreth Morgan
- Felipe Juck, revisão Ana Hirahara
- 23 de set. de 2016
- 1 min de leitura

Vamos refletir 💭
"Imagens da Organização" é um livro de suma importância para o entendimento da Teoria de Administração. Dividido em capítulos, entraremos em uma reflexão juntamente a pequena metáfora que o autor conta (capítulo 2) para facilitar o entendimento. Goreth Morgan, autor do livro, cita a passagem de um velhinho chinês que passava horas e horas irrigando sua horta, de maneira arcaica, artesanalmente, levando em conta seu esforço e valor em cima de sua querida horta. Até que o apresentam uma maneira mais fácil de regar sua horta, o qual facilitaria seu trabalho e o chinês ganharia mais tempo, pois a execução seria de modo mais rápido, através de um sistema mecanicista de bomba d'Água.
A questão é, qual a melhor forma de executar esse trabalho? Particularmente, acredito que nesse caso não à forma correta, pois cada processo tem sua importância e momento a ser realizado. No caso, o velho chinês tinha uma filosofia de vida e acreditava que as máquinas fariam com que seu trabalho perdesse o valor do seu suor, o que seria uma reflexão bastante interessante, já que, realmente, com a implantação das máquinas no pós Revolução Industrial fez com que as pessoas se tornassem semelhantes às próprias máquinas - fato esse, retratado no filme de Tempos Modernos.
Você concorda que as máquinas e a modernidade faz com que os homens ajam como elas? Deixamos aqui nossa pergunta a você.
Comments