Teoria Burocrática - Max Weber
- Texto e Imagem: Isabela Sizanoski; Revisão: Lia
- 27 de set. de 2016
- 1 min de leitura

Ao contrário do significado pejorativo que identificamos ao ler a palavra burocracia, a teoria preza pela maior eficiência da organização através da previsão de possíveis obstáculos ou complicações pessoais que possam impedir o desenvolvimento e execução das principais atividades da empresa.
Umas das principais características desse sistema é a autoridade a partir de uma ideologia política e impessoal, através do estabelecimento de uma hierarquia e divisão de tarefas com a especialização dos cargos.
Além disso, a formalidade é fundamental nas organizações burocráticas, já que as comunicações são quase que completamente escritas. Talvez seja daí que vem a percepção negativa que é atribuída à burocracia, pois geralmente é associada a um aglomerado de documentos desnecessários, que pode ser considerado um defeito dessa teoria e até mesmo um atraso nas atividades profissionais, mas não é assim completamente.
Portanto, é possível concluir que os princípios burocratas suprem as necessidades que as teorias anteriores deixaram a desejar a partir do crescimento organizacional no período de Weber, no qual a demanda era de eficiência no processo e essa maneira de gestão foi necessária.
Comments