Você sabe o que é a Teoria Estruturalista?
- Texto: Bruna Nes; Revisão: Ana Hirahara.
- 27 de set. de 2016
- 1 min de leitura
Com seu inicio por volta dos anos 50, a teoria estruturalista visa a estrutura como um conjunto e não como partes separadas. Cada parte da organização tem uma relação com outra, fazendo com que o homem exerça diferentes papéis dentro dela. Sendo assim, desempenham um aglomerado de comportamentos escolhidos para ele.
Para Parsons, sociólogo norte-americano, as organizações enfrentam uma multiplicidade de problemas, que são classificados e categorizados, para que a responsabilidade de sua solução seja atribuída a diferentes níveis hierárquicos da organização. Existem 3 níveis organizacionais: o nível institucional, o nível gerencial e o nível técnico.
Antigamente, a organização era focada nas fábricas. O estruturalismo estendeu-se ao campo de análises incluindo diversos tipo de organizações públicas e privadas, filantrópicas, orfanatos, organizações religiosas, e muitas outras. Essa teoria acredita no conjunto humano concentrado e estudando a estrutura interna e externa, fazendo a integração e interação com outras organizações, afim de atingir os mesmos objetivos.
Comentários