Características e tipos das organizações
- Texto
- 20 de nov. de 2016
- 1 min de leitura

As características gerais das organizações se dão por meio da burocracia de Max Weber, que explora que a organização humana é baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira formal e impessoal a fim de alcançar os objetivos pretendidos.
A burocracia é formada por funcionários e se dá por meio de três vertentes: a formalidade que são as normas, leis e deveres; a impessoalidade que vê as pessoas como ocupantes de cargos ou posições formais, alguns cargos são figuras de autoridade que é definida pela lei tendo como objetivo a racionalidade baseado em critérios impessoais; e o profissionalismo em que os funcionários são remunerados para obter meios para sua subsistência.
Além disso, é possível dividir as organizações em três tipos: as coercitivas; as utilitárias; e as normativas. As organizações coercitivas são aquelas que tem como forma de controle o poder pela força, ou seja, prezam pelo comportamento e disciplina (ex: prisões, hospitais penitenciários; trabalho escravo). As utilitárias utilizam a remuneração como recompensa ou motivador para os trabalhadores (ex: empresas em geral). Em contrapartida, as normativas não controlam seus empregados, pois os mesmos estão ali por um comprometimento ou uma causa (ex: ONG’s, universidades; organizações religiosas).
Portanto, conclui-se que as organizações são volúveis e nunca seguem o mesmo padrão, pois cada uma possui suas características específicas de acordo com sua cultura, valores e missão.
Comments