Organizações vistas como máquinas X organismos
- Texto
- 20 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
Gareth Morgan, atualmente é professor de ciências da administração na universidade de York, em Toronto, Canadá. É conhecido por sua contribuição ao desenvolvimento das ciências sociais. Em seu livro Imagens da Organização, apresenta metáforas para contextualizar as organizações na sociedade atual facilitando a compreensão de situações rotineiras.
No primeiro capítulo, relaciona as organizações com máquinas, expondo as origens e características destas. Evidencia que com o início da Revolução Industrial, a mecanização se tornou parte da rotina das pessoas, assim como das indústrias.
Já no terceiro capítulo o autor correlaciona as organizações com organismos, utilizando metáforas para identificar que sofrem influências psicológicas e técnicas, no meio o qual estão inseridas. Outro ponto destacado é importância da motivação para os empregados executarem suas funções de maneira pró-ativas e não apenas burocrática, com a ideia de integração entre os indivíduos e a organização.
Em contraposição a ideia mecanicista, Gareth Morgan explora o sistema aberto como uma forma de melhorar o funcionamento da organização. Além disso, argumenta que deve existir equilíbrio no uso do sistema aberto e fechado, sendo assim um conjunto que está em constante mudança.
Segue abaixo uma tabela para exemplificar as diferenças entre as metáforas utilizadas pelo autor:

Comments