Relações Públicas no Brasil X Relações Públicas no exterior
- Texto: Geovanna Mafra Vieira
- 20 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Reações públicas no nosso país
A profissão de Relações Públicas no Brasil abrange aspectos da comunicação, administração, recursos humanos, marketing, publicidade, assessoria de imprensa, entre outras áreas, com o intuito de criar e manter a relação e a comunicação entre organização e público. Ao se referir à “organização”, entende uma empresa privada ou pública, instituição, ou órgão público. Ao se tratar de público, se consideram os públicos interno, setorial e externo, ou seja, qualquer entidade que tenha contato direta ou indiretamente com a organização.
Além disso, o atual avanço da internet representa novos desafios à área. O público exige cada vez mais uma comunicação transparente por parte das organizações, então, o contato é direto, a reação é imediata e disseminada na rede rapidamente. O profissional de Relações Públicas lida com variadas funções e desafios:
Criar uma boa imagem da empresa e encontrar estratégias para divulgá-la e fazer-se crível entre o público.
Manter a comunicação interna, entre gerentes-funcionários e funcionários-funcionários, sem atrito e de forma transparente.
Atender à imprensa, servindo de ponte entre os veículos de comunicação e a organização. Para isto, precisa estar a par dos acontecimentos gerais que se passam dentro da empresa e conhecer os líderes de cada setor. É preciso também estar preparado para lidar com situações de crise da organização que se tornam assuntos públicos.
Estar familiarizados com os diferentes meios de comunicação e publicidades e com a produção de seus respectivos conteúdos: revista, jornal, rádio, TV, banner, podcast, panfleto, internet, etc.
Precisa manter um mailing (com endereços físicos ou online), produzir e distribuir releases, promover coletivas de imprensa, etc.
Promover eventos dentro da organização.
Manter contato próximo e constante com o público, de forma ética e transparente. Avalia o seu comportamento e a sua reação em relação a tudo que envolve a organização.
Relações Públicas na gringa
Fora do Brasil, a área de relações públicas recebe o nome de “public affairs”. As universidades internacionais oferecem uma grande variedade de especializações e pós-graduações em RP com diferentes focos, entre eles:
Política; Gestão sem fins lucrativos; governo; Justiça criminal; comunicação; recursos naturais; meio ambiente, sociedade e sociologia aplicada;
Para quem pretende trabalhar no exterior:
A maior parte das universidades exige que os estudantes comprovem ter completado bacharelado em uma área de estudo. Isso é exigido durante o processo seletivo de pós-graduações em Relações Públicas. Porém, é possível engressar caso tenha concluído uma graduação em publicidade e propaganda, administração de empresas, jornalismo, marketing, mídias, direito e relações internacionais, por exemplo. Assim, se estudam disciplinas básicas de RP e específicas da sua área de especialização.
Comentários