Scandal e Relações Públicas
- Texto, revisão e imagem: Beatriz Ganem
- 21 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Poucas pessoas sabem que a personagem principal do Seriado de TV americano Scandal, a Olivia Pope, na verdade existe mesmo na vida fora da ficção. Nunca fora amante do presidente dos Estados Unidos, mas muitos dos casos que Pope gerencia na série, a relações públicas Judy Smith já solucionou: “Tenho acordos bem estritos de confidencialidade com meus clientes, então evito sugerir situações idênticas às quais passei. Geralmente, Shonda (Rhimes, roteirista de Scandal) me liga e diz: “estou pensando em mostrar um acidente, algo grande” e eu respondo “por que não uma batida de trem ou uma queda avião?” — conta Judy para o Jornal O Globo.
Assistindo a série podemos perceber que no âmbito político a função principal do assessor é a pesquisa, como por exemplo, quando o grupo planeja o discurso do candidato à presidência há uma aplicação e movimentação de pesquisas até do modo de se vestir, falar e tocar em apresentações, discursos e entrevistas.
Assim como Judy Smith, Olivia Pope, saiu da Casa Branca e abriu seu próprio escritório chamado Pope & Associados, onde se apropriou de todos os recursos que tem ao seu alcance para resolver crises e salvar a reputação de seus clientes. O sucesso dos cases de Olivia Pope dependem diretamente de alguns requisitos básicos listado pelo site “O que é um RP” e que se aplica no dia-a-dia de quem trabalha nessa área:
- A calma;
- Gerar mídia positiva;
- Segurança;
- O que vestir.
Judy Smith recentemente foi contrata pela atriz global Angelina Jolie para prestar consultoria na separação da celebridade com seu ex-marido Brad Pitty. E atualmente é dona do escritório Smith & Company, e assim como o da série é um dos escritórios de gerenciamento de crises mais reconhecido do país norte-americano.
Não assistiu a série? Confira o trailer abaixo.
Comments